Conheça o número de eleitores por faixa etária em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Política, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 05 out 2012

Tags:, , , , ,

Da Redação

O voto é facultativo para analfabetos, idosos acima dos 69 anos e jovens de 16 e 17 anos. Mesmo sem a obrigatoriedade, muitos ainda fazem questão de ir às urnas no dia das eleições.

Com aproximadamente 310 mil habitantes, Vitória da Conquista tem mais de 215 mil eleitores aptos a votar no município. É o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, atrás apenas das cidades de Feira de Santana e Salvador. Deste número, nem todos votam: O voto é facultativo para analfabetos, idosos com mais de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Apesar da não obrigatoriedade, uma parcela significativa deste público deve se fazer presente nos locais de votação no dia 07 de outubro.

Segundo a Justiça Eleitoral, na cidade, são 3.805 jovens que tiraram o título de eleitor e têm 16 e 17 anos. Jovens que escolheram manifestar a escolha e fazer parte da parcela de pessoas que irão decidir o futuro da cidade onde vivem.

O número de mulheres que votam na cidade é significativamente maior que o de homens: correspondem a 53,81% dos votantes, contra 46,11% dos eleitores do sexo masculino.

Os idosos incluídos na faixa etária que têm que votar, entre 60 a 69 anos, somam 17. 155 eleitores aptos. Já os idosos que só vão às urnas se assim optarem, com idade a partir dos 70 anos acima, chegam a 5.545 pessoas. Muitos acima da idade obrigatória afirmam gostar de política, e também querem fazer parte do público que vai exercer a democracia no dia 07 de outubro.

Os comentários estão encerrados.