Conjunto Penal de Vitória da Conquista conta com novo diretor

0

Publicado por Editor | Colocado em Segurança | Data: 29 mar 2017

Tags:,

Da Redação


A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Saep) alterou a direção do Conjunto Penal de Vitória da Conquista. O Major Sousa Júnior deixa o cargo de diretor e quem assume a vaga é Capitão José Oliveira Melo. A informação foi divulgada no diário oficial desta quarta-feira (29).

A exoneração do Major Sousa Júnior ocorre após a denúncia de maus-tratos sofridos pelo presos da unidade prisional. Na última semana, a Ordem do Advogados do Brasil (OAB), subseção de Vitória da Conquista, emitiu nota afirmando que os presos relataram “inúmeras situações de espancamentos, utilização de spray de pimenta dentro de celas, teasers (armas de choque), e uso contínuo de cães de grande porte – como forma de intimidação.

“Também foi narrado que durante as revistas no Conjunto Penal, policiais militares agiram de maneira indigna e vexatória, mantendo os detentos semi-nus no pátio, obrigando-lhes a cantar músicas que lhes rebaixavam moralmente e enalteciam os policias: “eu sou putinha e a CAESG é barril”.  De acordo com os relatos, quem não cantava, apanhava”.

Já a Saep contestou as informações divulgadas pela a OAB. “Os fatos ali constantes não procedem real e faticamente com a situação vivenciada, ensejando, inclusive, estranheza da autarquia, ao agir deste modo, na medida em que, unilateralmente, ‘apresentou’ informações, estas totalmente equivocadas, insurgindo, também, com um princípio tão defendido pela OAB, qual seja, o contraditório e a ampla defesa”, afirmou a nota da Secretaria.

A Saep não informou a data para a posse do novo diretor.

Os comentários estão encerrados.