Conquista: índice de infestação do Aedes aegypti cai em 50%, mas ainda não é o ideal, segundo a OMS

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 30 nov 2017

Tags:,

Da Redação


A equipe do Centro de Controle de Endemias de Vitória da Conquista divulgou dados do último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti ( LIRAa) realizado na cidade. De acordo com as informações, atualmente, o Índice no município está em 3,1%.

O número é quase a metade do que o registrado no primeiro semestre deste ano,  quando o LIRAa pontou 7,2% de infestação predial. Conforme o Centro, a diminuição de mais de 50%e deve às ações de combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, que foram intensificadas no segundo semestre, como mutirões e operações cata-bagulho em diversos bairros de Vitória da Conquista, além das ações de Educação Popular em Saúde.

Apesar do bom resultado, a luta contra o Aedes aegypti não pode parar, pois, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o inferior o LIRAa seja inferior a 1%. Com a chegada do verão, a estação mais quente do ano, o combate deve ser ainda maior e todos devem participar. O cuidado mais importante é evitar que a água parada se acumule em recipientes: vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado ou até uma simples tampinha de garrafa podem armazenar água suficiente para se transformar em criadouros. Vale lembrar que também é importante manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados.

Os comentários estão encerrados.