Conquista: Prefeito e equipe da Educação conhecem modelo de Escola em Tempo Integral de Brumado

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Publicado por Editor | Colocado em Educação, Geral, Vit. da Conquista | Data: 19 nov 2019

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Secom/PMVC

A equipe da Secretaria de Educação juntamente com o prefeito Herzem Gusmão, nesta terça-feira (19), foram conhecer de perto o modelo de 100% de Escolas em Tempo Integral do município de Brumado. Com nota 6,1 nas séries iniciais, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2017), Brumado integra a seleta lista dos municípios que tiveram índices melhores que a média baiana e brasileira.

Em Vitória da Conquista, o Governo Municipal buscou a experiência de Sobral (CE), que tem a nota 9,1 (maior média do Ideb no ensino fundamental no país) e, agora, também tem o município de Brumado como exemplo de boas práticas na educação, a partir da escola em tempo integral.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem implementado várias medidas para melhoria da qualidade do ensino, como a ampliação do número de vagas em creches e escolas, formação do quadro docente, ampliação do transporte escolar, entre outras. Esse trabalho realizado no município de Vitória da Conquista já tem apresentado resultados positivos, como a melhoria da nota do Ideb nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que passou de 4,1 para 4,7.

“A escola em tempo integral é fundamental. Esperamos que Vitória da Conquista, com o nosso trabalho na Educação na gestão atual, traga os resultados que queremos que é o Ideb maior que 6.”, explicou o Secretário de Educação, Esmeraldino Correia.

De acordo com o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, o bom resultado do município no Ideb é consequência do processo de implantação de 30 escolas, todas em tempo integral. Como explica o gestor, o avanço da cidade de Brumado na educação se deve a vários fatores: municipalização de todas as escolas públicas de ensino fundamental, nucleação das escolas, incremento do transporte escolar, aperfeiçoamento do quadro docente, transformação das escolas convencionais em escolas de tempo integral. “Não há como aprender sem o contato com o professor e a fixação do aprendizado. O aluno fica com o professor até meio dia e no turno oposto ele estuda na biblioteca, faz exercícios, aulas de reforço. A escola em tempo integral dá um ambiente adequado para a aprendizagem”, explicou o prefeito Eduardo Vasconcelos.

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