Conquista vai se preparar para devolver a cidade as pessoas

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 22 maio 2017

Tags:, , ,



da Redação

Vitória da Conquista precisa se libertar da imposição dos carros. A urbanização moderna, após ter levado as cidades a segregação, tem lugar agora a um Novo Urbanismo. Jan Gel, considerado um dos urbanistas mais revolucionários do planete, autor do livro Cidades Para Pessoas, defende uma concepção de cidades mais agradáveis para as pessoas. Jadiel estava correto, e não avançou mais devido a falta de compreensão.

Na década de 70, o ex-prefeito Jadiel Matos, iniciou a implantação das primeiras alamedas em Vitória da Conquista. Na época, os empresários comerciantes do centro da cidade, se levantaram contra a ideia de transformar a Trav. Lima Guerra e Rua Ramiro Santos nas primeiras alamedas da cidade.

Revitalização do Centro Comercial

O prefeito Herzem Gusmão (PMDB), em entrevistas concedidas a emissoras de Rádio, vem falando de novas alamedas que serão implantadas em seu governo. Quando era deputado estadual, Gusmão, deu de presente ao prefeito de Salvador,  ACM Neto (DEM), e  a ex-presidente da CDL, Cláudia Dutra, o livro do mestre urbanista Jan Gel,

A nota da CDL solicitando a revogação da medida que implantou o estacionamento em fila em todo centro da cidade vai de encontro a modernidade. Uma cidade mais “caminhável” também será uma cidade mais ecologicamente correta. A poluição sonora e emissão de gases terão redução drástica.

O Novo Urbanismo nos desafia a repensar as cidades existentes e a redefinir para que serve, na verdade, uma cidade ou um carro. Jaime Lerner resumiu a questão de forma bem-humorada: “Carro é como sogra: você precisa manter um bom relacionamento com ela, mas ela não pode controlar a sua vida. Quando a única mulher na sua vida é a sogra, você está com problema”.

Os comentários estão encerrados.