Conta da Coelba está sendo emitida no momento da leitura

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 04 ago 2014

Tags:, , ,

por Mateus Novais
foto: Roberto Silva

DSC_1800Começou a funcionar, nesta  segunda-feira (4), em Vitória da Conquista e parte da região Sudoeste da Bahia, o novo sistema de coleta, processamento e impressão da conta de energia elétrica. A implantação do novo sistema da Coelba, que iniciou no final do ano passado, está ocorrendo de forma gradativa e deverá chegar a todo estado até o final do segundo semestre deste ano.

Na prática, o novo sistema permite uma única visita mensal ao cliente que recebe a fatura, em novo formato, imediatamente após a leitura do medidor. O procedimento assegura maior agilidade e praticidade no processo de leitura e faturamento, e minimiza extravios da conta de energia, sem perder a qualidade e garantindo a confiabilidade dos valores.

Além de Vitória da Conquista, passam a receber a conta de energia no novo formato a partir de agosto os moradores de municípios como Anagé, Ibicuí, Itapetinga, Poções, Itambé e Cândido Sales.

Agilidade e praticidade – Para fazer a coleta do consumo do cliente, os leituristas utilizam um equipamento especial chamado PDA (personal digital assistant). A tecnologia pode funcionar tanto on-line quanto off-line, a depender do sinal de telefonia celular que é o meio de comunicação utilizado. Os leituristas utilizam um kit com coletor de dados e impressora térmica. O processo é simples: basta inserir a leitura mensal e o sistema faz o restante. O papel é especial, com proteção contra água, que preserva os dados impressos. O novo formato da fatura mantém todas as informações contidas no modelo de conta anterior.

A adoção do novo procedimento ocorre simultaneamente em tods as distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Celpe (PE). No total, o Grupo investiu R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas.

Os comentários estão encerrados.