Contas de luz devem ficar mais baratas

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Economia | Data: 07 fev 2017

Tags:,

Da Redação


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que as contas de luz devem ficar mais barata este ano. Isso porque a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) de 2017 será 22,2% menor que o cobrado em 2016, o que representará o barateamento médio das tarifas neste ano.

A Aneel estima que a queda no valor da CDE vai proporcionar um barateamento das tarifas de energia no país de 2,03%, na média. Para os consumidores do Norte e Nordeste, essa redução será de 0,35%, na média, e, para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de 2,7%, também na média. A redução da tarifa para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste é maior porque eles contribuem mais para a CDE.

A CDE é um fundo que financia programas como o Luz para Todos e o Tarifa Social, que subsidia a conta de luz de famílias de baixa renda. Ele também banca a compra de parte do combustível usado nas termelétricas que atendem aos chamados sistemas isolados, regiões do Norte do país onde a rede de transmissão de energia ainda não chegou.

Os comentários estão encerrados.