Coordenação da Juventude participa de Oficina do Estação 2.0 em Palmas

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 mar 2018

Tags:, , ,

da Redação
Fonte: Secom/Prefeitura (Conteúdo)

27 entes participaram da Oficina

Até o momento, Conquista é a única cidade baiana contemplada no edital do Estação Juventude 2.0

Representantes dos 27 entes selecionados na primeira fase do Edital 2017 do Estação Juventude 2.0 tiveram, sexta e sábado (23 e 24 de março), dois dias de capacitação em Palmas (TO). O coordenador de Vitória da Conquista e adjunto no programa, Mateus Novais, participou da primeira Oficina Nacional de Capacitação dos Coordenadores Locais do Programa Estação Juventude 2.0, programa que integra o Brasil Mais Jovem 2018, pacote de ações para os jovens de 15 a 29 anos lançado na semana passada pelo presidente Michel Temer.

A oficina contou com dois momentos distintos: palestras sobre os procedimentos técnico-operacionais para a implementação do programa nas suas localidades, diretamente com os técnicos da Secretaria Nacional de Juventude, e visitas para conhecer as duas Estações Juventude da cidade, a que está em funcionamento e a que foi inaugurada durante o evento, na sexta (23). Essa segunda Estação foi implementada com recursos do Edital 2017.

“Tenho certeza que os coordenadores saíram daqui com todos os conhecimentos necessários para implantar o programa em sua cidade”, afirmou o secretário nacional de Juventude, Assis Filho. A Secretaria Nacional de Juventude está investindo R$ 12 milhões no Estação Juventude 2.0. A meta é chegar até o fim deste ano com 106 convênios firmados. “Para ser selecionado, basta entregar um projeto que atenda aos critérios técnicos”, explicou o secretário.

Os coordenadores de juventude também tiveram aulas de prestação de contas, gestão financeira e planos de trabalho. Técnicos do Ministério da Saúde sobre prevenção à Aids e do Sesi sobre o Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid) também falaram sobre o serviço que será oferecido nas novas unidades do Estação Juventude, de prevenção às DSTs e Aids, testes rápidos e sobre a formação de novos agentes de inclusão digital.

“Nesses dias podemos esclarecer as dúvidas com os técnicos que operam o convênio e trocar experiências com os demais municípios conveniados. Foi uma oportunidade ímpar de expandir as possibilidades do Estação Juventude e melhorar nossas ações localmente”, comentou Mateus Novais.

Mateus Novais, coordenador municipal de Juventude, ao lado do secretário nacional da pasta, Assis Filho

Estação Juventude 2.0 – O programa tem como um dos principais propósitos o fortalecimento da cultura de paz e a transformação de territórios com altos índices de vulnerabilidade. Além de qualificação profissional, ele pretende atuar como um instrumento que ajude a aumentar o protagonismo da juventude e ampliar o acesso dos jovens brasileiros aos direitos previstos no Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852/13. Cada município ou estado conveniado deve prestar o serviço de acordo com as necessidades específicas de seus jovens.

“O Governo Municipal tem a plena noção de quão delicado e necessário é esse trabalho. E este convênio com a Secretaria Nacional de Juventude nos dá a oportunidade de startar diversas ações que possibilitem aos nossos jovens deixar a condição de vulnerabilidade social”, afirmou Mateus.

Para execução do projeto contemplado, Vitória da Conquista receberá recursos na ordem de R$ 255 mil, com contrapartida da Prefeitura Municipal.

*Com informações do Portal da Juventude

 

 

Os comentários estão encerrados.