Coordenador do Núcleo Regional de Saúde pede criação de Centro de Zoonoses em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 24 fev 2015

Tags:, , ,

por Mateus Novais
foto: reprodução Google

diresOs constantes registros de leishmaniose (calaza) na região Sudoeste da Bahia fizeram o coordenador da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Regional de Saúde, Eliezer Almeida, se manifestar em prol da criação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para ele, a implantação do espaço na terceira maior cidade do estado é “urgente”.

Os CCZ são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o homem, como raiva, leishmaniose e doença de chagas, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária epidemiológica.

De acordo com o coordenador do Núcleo Regional de Saúde, “Vitória da Conquista é um município referência, que converge outros municípios do sudoeste e o norte de Minas Gerais. E, com o fim das antigas Dires e criação dos Núcleos Regionais de Saúde, Conquista saltou de 19 para 73 municípios atendidos”, declarou à repórter Mônica Cajaíba. Por isso, Eliezer Almeida, afirma que a cidade “deveria começar a pensar em implantar urgentemente um centro de controle de zoonoses para atender toda essa demanda”.

O controle de animais domésticos, população de cães e gatos e animais de grande porte é tarefa importante de uma CCZ. Morcegos, pombos, ratos, mosquitos e outros vetores de transmissão de várias doenças são monitorados pelas unidades CCZ.

Os comentários estão encerrados.