Curso de Medicina da Uesb é homenageado na Câmara pelos seus 10 anos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 10 dez 2014

Tags:, , , , ,

por Mateus Novais

medicinaUESB10_dez_1450

Na manhã desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sessão especial para celebrar os 10 anos de implantação do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). De acordo com o legislativo municipal, o curso tem contribuído para o desenvolvimento do município em diversas áreas.

medicinaUESB10_dez_1418Coordenadora do curso de Medicina, a professora-médica Maria Esther Ventin de Oliveira Prates salientou que ao longo desses dez anos o curso tem enfrentado muitos desafios sempre com o objetivo de oferecer condições técnicas, humanas e estruturais adequadas à formação de qualidade. “Nossa meta é habilitar o indivíduo para que ele contribua não apenas nas ações diretas de saúde, mas como instrumento eficaz na busca dos ideais de equilíbrio, paz e justiça social, necessários para que a sociedade livre e civilizada sobreviva”.

Ainda segundo Maia Esther, a consolidação do curso de medicina na Uesb traz inúmeros benefícios para a economia de Vitória da Conquista, pois tem atraído alunos dos mais diversos locais do Estado da Bahia e do país. “Dessa forma, não apenas nós que fazemos parte da comunidade acadêmica, mas toda a comunidade regional tem a comemorar esses dez anos do curso de medicina”.

medicinaUESB10_dez_1410Um dos ex-estudantes da primeira turma de Medicina da Uesb, o médico Hermes Reis Silva, foi convidado a participar da sessão para comentar os desafios enfrentados pela turma da qual fez parte. “Por sermos os primeiros passamos por várias mudanças. Estive presente em diversas fases e processos e pude presenciar uma luta intensa pelo fato de todas as atividades desenvolvidas serem inéditas, inclusive para os professores. Como era muito comum, diversas vezes vimos interrogações nos rostos de nossos mestres, e hoje com a maturidade eu entendo melhor que tudo era novo tanto para os alunos quanto para os professores. Mesmo com todos os desafios, o aprendizado foi muito grande, e o esforço coletivo sempre foi contagiante, e vinha de todos os setores da universidade: da parte administrativa, dos professores e dos alunos”.

Ao final da sessão, a Câmara de Vereadores prestou homenagem à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia pelos resultados alcançados pelo curso de Medicina nesses dez anos de existência. Diversos estudantes, além de coordenadores do curso compareceram ao Poder Legislativo para receber a homenagem. A sessão foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Ademir Abreu (PT) e Fernando Vasconcelos (PT).

Os comentários estão encerrados.