Curta 5 – Festival Estudantil de Curtas comemora 10ª edição

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Cultura, Educação, Geral | Data: 20 set 2019

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_oeste_park.gif

Entre os 23 a 27 de setembro de 2019 acontecerá em Vitória da Conquista a 10ª edição do Curta 5 – Festival Estudantil de Curtas, projeto de extensão realizado pelo IFBA Campus Vitória da Conquista. 

Sua programação será composta de mostras infantis, exibição de curtas-metragens, sessões competitivas, desfile cosplay, coral estudantil, teatro, planetário, exposições.

A primeira etapa do festival aconteceu entre 18 a 20 de setembro em Itabuna e Ilhéus, já que nessa edição foi celebrada uma parceria em o IFBA campus Vitória da Conquista e o campus Ilhéus. Vitória da Conquista sediará a segunda etapa do Curta 5, entre os dias 23 a 27 de setembro que ocorrerá na Casa Rafiki, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e no Shopping Conquista Sul. 

As escolas interessadas em participar podem entrar em contato para realizar agendamento, por meio do número (77) 9 8882-3323 (whatsapp). Toda programação do Curta 5 é gratuita e aberta à comunidade.

 Bahia e suas regionalidades

Na campanha gráfica desse ano, buscou-se inspiração nas regiões baianas que já abrigaram o Festival Estudantil de Curtas.

A primeira, teve seu marco na Região Sul, Região Cacaueira, Terra Indígena, Costa do Descobrimento (Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Itabela); a segunda na Região Paraguaçu (Feira de Santana) e a terceira, e não menos importante, nova sede do Curta 5 desde 2014, Região Sudoeste (Vitória da Conquista) – terra natal de Glauber Rocha, conhecida por sua caatinga e região cafeeira.

Sobre o Curta 5 – Festival Estudantil de Curtas

Criando em 2010, o Festival Estudantil de Curtas foi idealizado com o objetivo de incentivar e promover a produção audiovisual, a partir do espaço escolar, e estimular o desenvolvimento e a produção de vídeos de cunho educativo, artístico e cultural, possibilitando a criação, a reflexão e a difusão do cinema estudantil com a participação da sociedade, educadores, cineastas e pesquisadores do audiovisual.

O Curta 5 valoriza a criatividade através da experimentação com produção audiovisual, utilizando-se de novas mídias, a fim de descobrir e promover talentos como fonte de cultura e lazer, valorizando a produção de vídeo como ferramenta de construção do conhecimento; a valorização, exibição e compartilhamento de práticas pedagógicas relacionadas com a produção de vídeo, a partir do ambiente escolar.

Além da exibição de filmes, o CURTA 5 promove uma série de atividades paralelas como debates, oficinas, mostras infantis, mostras competitivas, desfile cosplay e exposições.

 Em 2018, foram mais de 60 vídeos estudantis exibidos, oriundos de escolas públicas e privadas de cidades como Alvorada-RS, Angra dos Reis-RJ, Barreiras-BA, Campo Bom-RS, Campinas-SP, Canavieiras-BA, Eunápolis-BA, Feira de Santana-BA, Gramado -RS, Ilhéus-BA, Palmas -TO, Rio de Janeiro-RJ, Salvador -BA, São Leopoldo-RS, Santo Antônio de Jesus-BA e Vitória da Conquista -BA.

Os comentários estão encerrados.