Envio de declarações do Imposto de Renda começa dia 2 de março

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Economia | Data: 20 fev 2017

Tags:, ,

Da Redação

No dia 2 de março, a Receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2016), referentes a 2016. O prazo para enviar as declarações é até o dia 28 de abril, menor em relação ao ano passado.

Pelas normas divulgadas pela Receita, estão obrigados a entregar a declaração os contribuintes que tiveram renda tributável (salários, aposentadorias, aluguéis, etc) superiores a R$ 28.123,91 em 2016, o que significa um acréscimo de 5% em relação ao ano passado. A entrega da declaração poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da RF (Receitanet), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço ‘Fazer Declaração’ – para tablet e smartphone.

Este ano, a Receita lançou mais aplicativos para facilitar o cumprimento das obrigações, como os programas de Apuração dos Ganhos de Capital – GCAP2017 e o Programa Carnê Leão 2017, que foram liberados para download no dia 20 de janeiro. Já no dia 23 de fevereiro, ficará disponível o Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para o exercício de 2017. Através de aplicativo é possível também fazer um rascunho da declaração e deixar tudo pronto para início do processo.

Entre as novidades para este ano estão a necessidade da apresentação de CPF para os dependentes com até 12 anos de idade completos até 31 de dezembro de 2016, a Declaração de Capital Brasileiro no Exterior, para pessoas que possuem bens fora do Brasil, e o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária, voltado para pessoas que têm apresentaram problemas específicos com a Receita até 2014.

*Com informações do A Tarde

Os comentários estão encerrados.