Decreto atualiza reserva de cotas para pessoas com deficiência

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Trabalho | Data: 25 set 2018

Tags:, ,

Da Redação

Foi publicado nesta quinta-feira (25),  no Diário Oficial da União, a  atualização da lei que já reservada 5% dos cargos e empregos públicos para pessoas com deficiência. A medida  vai garantir que os candidatos utilizem tecnologias que o ajudem na realização das provas e assegurar que tenham um ambiente adaptado para recebê-los. A nova regulamentação, que segue previsão da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), vale para concursos da Administração Pública Federal direta e indireta e detalha trechos do decreto original editado em 1999, que ainda não trazia especificidades para este público.

De acordo com o  o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, o decreto obriga a oferta de ambiente adaptado e a presença de uma equipe multidisciplinar cuidando destas situações. “Antes, as pessoas iam realizar provas e encontravam ambiente sem nenhuma adaptação e despreparados e era somente um médico que dava a palavra final sobre a efetivação da pessoa no cargo”, explicou o secretário.

Com exceção dessas novas possibilidades, a participação de quem tem alguma deficiência será nas mesmas condições da de outros candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida. Se não houver inscrição ou aprovação de candidatos com deficiência no concurso público ou no processo seletivo, as vagas reservadas poderão ser ocupadas por candidatos sem deficiência.

Os comentários estão encerrados.