Dengue: Prefeitura realiza ações de prevenção e higiene na feira do Ceasa

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 08 abr 2018

Tags:, , ,

da Redação
Fonte: Secom/Prefeitura (Conteúdo)

Feirantes leem material explicativo sobre o combate a dengue

A Central de Abastecimento Edmundo Flores (Ceasa), localizada no Centro de Vitória da Conquista, recebe centenas de pessoas diariamente. É, portanto, um espaço estratégico para a prevenção da dengue e a conscientização ambiental.

Com o apoio da Torre Empreendimentos, empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, a Secretaria de Serviços Públicos começou nesta sexta (6), uma campanha de orientação sobre a importância de se manter uma feira limpa, sem resíduos ou poças d’água que possam se transformar em criadouros do mosquito da dengue.

Para o gerente de Serviços Básicos, Gentil Santos Ferraz, a iniciativa demonstra a grande preocupação da Prefeitura com a saúde pública. “As feiras livres fazem parte da história de Conquista e têm que ser bem cuidadas. É uma questão de saúde pública, mas também de carinho com a cidade. Estamos constantemente buscando o melhor para a população”, afirma.

Operação cata-bagulho – Além da campanha de conscientização, a feira se tornou palco de mais uma das muitas operações cata-bagulho que tem sido realizadas pela Prefeitura, e que até o fim de fevereiro já havia retirado mais de 51 toneladas de objetos inservíveis das ruas da cidade. Aline Silva, técnica ambiental da Torre Empreendimentos, explica: “A operação cata-bagulho é um alívio imediato nas condições de higiene da feira, evita a proliferação do mosquito da dengue e ainda incentiva a prevenção, porque mostra para as pessoas o conforto de se ter uma feira limpa e saudável”.

Lourdes, 46 anos, é feirante há 11 anos. Para ela, as ações de conscientização e prevenção da Prefeitura têm transformado a feira em um lugar melhor. “Mudou muito. No final da tarde, todo mundo já está recolhendo o lixo, colocando no lugar certo e organizando a feira”, comemora.

Por dia, somente a caixa compactadora recebe cerca de 5 mil quilos de resíduos

Descarte adequado – Para facilitar ainda mais o trabalho de descarte dos feirantes, o Governo Municipal instalou no local contêineres especiais para o descarte de resíduos ósseos e uma caixa compactadora para descarte de resíduos em geral. Além disso, várias caixas de coleta estão distribuídas pelos corredores da feira. Por dia, somente a caixa compactadora recebe cerca de 5 mil quilos de resíduos.

O advogado Kindvall Bião, 46 anos, frequenta o Ceasa semanalmente e tem percebido as mudanças. “Os maiores beneficiários desse trabalho são as pessoas que trabalham aqui e a população que transita na área. O ambiente está melhor, mais limpo, mais organizado. A feira está de parabéns!”.

O advogado Kidvall Bião é frequentador assíduo da feira e elogiou a higiene do ambiente

Os comentários estão encerrados.