DENGUE: Vacina contra a doença deve chegar ao Brasil em três anos

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Saúde | Data: 12 jul 2011

Agência Rádio 2 de Notícias

A imunização contra a dengue deve ser uma realidade no Brasil. Atualmente, três laboratórios estão pesquisando sobre o assunto: Instituto Butantan, Biomanguinhos da Fiocruz e o laboratório francês Sanofi Pasteur. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a expectativa é que a vacina contra a dengue esteja disponível para os brasileiros daqui a três anos:

“Nós esperamos ter talvez em três anos a vacina de dengue. O Brasil vem contribuindo com outros países, estudando como será aplicada essa vacina, que estratégias nós vamos utilizar, vacinar crianças ou vacinar aquelas pessoas com mais riscos de casos graves, ou seja: todas essas perguntas sobre como usar a vacina nós também estamos buscando responder.”

O secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa explicou também que, por enquanto, um grupo de trabalho do Ministério da Saúde acompanha o desenvolvimento e a produção da vacina nesses laboratórios. De acordo com o Jarbas Barbosa, a ideia é que a partir do acompanhamento,  esses especialistas apresentem um plano de ação sobre a introdução da vacina pelo SUS, em no máximo seis meses.

Os comentários estão encerrados.