Detran irá monitorar as aulas práticas em tempo real

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia | Data: 06 jan 2017

Tags:, ,

Da Redação

Foto: reprodução/Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai implantar um novo dispositivo nos veículos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de toda Bahia. A medida visa proporcionar mais transparência às aulas práticas.

Até o fim de 2017, de acordo com a Resolução 238/2014 do Denatran, as autoescolas terão que instalar as câmeras que são capazes de gravar imagens, sons e fazer a transmissão ao vivo para o sistema do Detran.

O método nunca antes foi utilizado no estado. O videomonitoramento registra automaticamente as imagens, o trajeto e a distância percorrida, além da identificação biométrica, permitindo o acompanhamento e fiscalização das aulas pelo Detran. O diretor de habilitação do departamento, Mário Galrão explicou que “quando o sistema identificar uma irregularidade, como por exemplo, biometria divergente ou a ausência do aluno e instrutor no interior do veículo, a aula é bloqueada e enviada para auditoria. O processo ainda permite que as aulas sejam analisadas pela coordenação de educação do órgão, contribuindo para a evolução do processo de aprendizagem”, afirmou Galrão.

O sistema vai funcionar da seguinte forma: antes do início da aula prática, a câmera vai fotografar o aluno e a validação será feita pelo instrutor em um tablet, diretamente no site do Detran. Serão armazenados nesse sistema a conversa em áudio e vídeo, o tempo de aula, percurso, as notas descontadas do aluno e as observações feitas pelo professor em cada trecho. A aula prática só será registrada com a execução de todo esse processo.

Em breve o sistema também será implantado nas provas práticas.

Os comentários estão encerrados.