DIRETO DA PRAÇA

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 03 jan 2010

Paulo Pires


Vitória da Conquista: Primeiro dia de 2010

Ao entrar no último ano da primeira década do século XXI, informo aos senhores interessados que o prefeito da cidade é o Sr. Guilherme Menezes de Andrade, o Arcebispo é o reverendíssimo Dom Luis Gonzaga Pepeu, o Comandante do Batalhão é o Tenente Coronel Inácio Lira e o Diretor do Fórum é doutor Léo Cerveira. Temos como emissora de TV com programação local a Sudoeste, a TV Uesb e a Record News e cinco emissoras de rádio reconhecidas legalmente e outras tantas denominadas de piratas. Temos ainda como jornais impressos o Diário do Sudoeste, A Semana e o Conquista News.

Nossas principais colunistas são Rejane Martinet e Norma Eliete. As duas utilizam blogs e revistas para comunicação dos acontecimentos culturais e sociais da cidade e o fazem com grande charme e competência. No rádio nossa comentarista principal é a economista e empresária Maria Emilia Caminha Castro, filha de Aurelino Novaes e Maria Ozanira, fundadores da Rede Clube de Rádio. A crítica social e política pelo rádio ficam a cargo do competente jornalista e comentarista Herzem Gusmão, há quarenta anos no ar com a sua famosa Resenha Geral.

Os blogs com maior número de acessos são os de Anderson, Herzem Gusmão, Nildo Freitas, Núcleo de Notícias, Blog do Marcelo, Paulo Nunes e Eduardo Moraes. Todos atuando como verdadeiros plantonistas de informações que constituem a pauta local, regional e nacional de notícias.

O reitor da Uesb é o professor Abel Rebouças São José, sob cujo comando foram instalados muitos cursos de graduação e pós graduação. Hoje a Uesb disponibiliza para a sociedade brasileira 41 cursos de graduação, 5 mestrados e 3 doutorados. O presidente da Cooperativa é Claudionor Dutra, o famoso Ticolô.

Das Instituições de Ensino Superior particulares a Fainor se destaca pela qualidade de ensino e um progressivo avanço no oferecimento de novos cursos. Em 2010 serão postos a disposição da sociedade mais três: Odontologia e Engenharia de Produção e Arquitetura. As Faculdades Juvêncio Terra e FTC também se colocam como grandes instituições na oferta de cursos de Graduação e Pós para a cidade e região. Nosso município é hoje basicamente uma cidade Universitária, faltando-nos apenas alguns cursos na área de Engenharia que o IFBA e a UFBA ainda não puderam oferecer, bem como outros da área de Saúde.

A cidade conta atualmente com uma população fixa em torno de 320 mil habitantes, e uma flutuante que gira diariamente aqui em torno de 30 a 40 mil pessoas. O comércio está a todo vapor. O Shopping Conquista Sul está na segunda ampliação e hoje já se apresenta em alguns momentos como uma área insuficiente para atender a tamanha demanda. O Atacadão e o Hiper Bom Preço não cabem mais a quantidade de pessoas que para lá se deslocam.

A cidade começa a viver o drama da mobilidade urbana. Engarrafamentos e mais engarrafamentos são vividos hoje na região central. Não temos estacionamentos para atender a demanda de tanto carro e encontrar vagas pelo centro da cidade é um estrupício.

Nossas agências bancárias estão se tornando também um transtorno para quem vai operar transações financeiras. As agências estão sempre cheias e os caixas eletrônicos em alguns momentos entram em pane ou são poucos para atender a um fluxo tão grande.

Nossos clubes sociais – como ocorreu no resto do Brasil – estão quase abandonados. Exceto a AABB porque é uma entidade da classe bancária e não tem problemas de inadimplência. O velho Clube Social agoniza e não aparece ninguém que lhe dê um tônico para revitalizá-lo. Ninguém tem idéias de como soerguê-lo. Nem eu, que sou sócio de lá há mais de quarenta anos.

Nossa rede Hospitalar se apresenta insuficiente para atender a tanta demanda. Temos observado diariamente ambulâncias de outros lugares, inclusive de cidades do Norte de Minas se deslocando com pacientes para cá, o que provoca grande engarrafamento em nossa rede. Nosso maior artista é o Elomar e o Natal da Cidade tem sido realizado na Praça Barão do Rio Branco. Estão matando muitos jovens por causa da droga, especificamente o crack. É raro o dia em que não aparece um ou dois meninos mortos. Infelizmente. Apesar disso, a cidade está entre as 80 melhores do País para se viver. Muitas, muitas oportunidades estão aparecendo e as pessoas de sentido mais apurado não estão deixando passar em branco. Feliz Ano Novo para todos. Depois continuaremos com nosso pequeno Balanço de Informações. Mais uma vez: Feliz Ano Novo.

Escreva um Comentário

Faça o login para publicar um comentário.