Doenças relacionadas ao Aedes continuam crescendo em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 07 jun 2016

Tags:, , ,

por Mateus Novais

dengueOs males causados pelo mosquito Aedes Aegpty tem avançado de forma alarmante em Vitória da Conquista. Os constantes boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde traz o alerta para a crescente no número de casos notificados/cofirmados na cidade. E a dengue é a doença que mais tem acometido os pacientes picados pelo Aedes.

Segundo o boletim divulgado nesta terça-feira (7), o número de pessoas diagnosticadas com dengue subiu de 677 para 704, em uma semana. As demais doenças continuam estáveis, em comparação aos dois últimos boletins, mas também mantém o alerta: 4 de Chinkungunya e 1 de Zika.

Estes dados só apontam para a necessidade da população manter a vigilância e evitar os focos de proliferação do mosquito, principalmente nesse período de racionamento, em que as pessoas costumam estocar água. “As pessoas precisam de água limpa e pura para o seu consumo, portanto, temos mais um bom motivo para tampar bem as caixas d’água e tonéis”, afirma a upervisor dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Joseilton Lima.

Fique atento às dicas! – Se você está utilizando uma caixa d’água no chão para armazenamento, além de tampar direito, não deixe aberto o orifício de saída para o cano – padrão nos reservatórios de polietileno. Ele pode ser uma porta de entrada para o Aedes. Em caso de baldes abertos, é possível usar plástico, madeira ou telas de proteção para lacrá-los. O importante é se certificar de que não há nenhuma fresta.

Os comentários estão encerrados.