Em noite mais tranquila em Feira, Yoani Sanchez afirma desejo por “imprensa livre” em Cuba

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil | Data: 20 fev 2013

Tags:, ,

da Redação
Correio da Bahia

yoani5A blogueira Yoani Sánchez afirmou o desejo de criar “meio de imprensa livre” em Cuba durante o debate realizado no ginásio de uma faculdade particular em Feira de Santana nesta terça-feira (19) à noite, o último compromisso na primeira cidade que visita depois de deixar a ilha caribenha beneficiada com a reforma migratória. Segundo o site do jornal Correio da Bahia, mais de mil pessoas, entre estudantes, militantes e membros da sociedade civil, participaram do evento, que durou pouco mais de uma hora.

Para ela, a experiência de percorrer pelo menos 12 países em 80 dias, como pretende, trará conhecimento para ela tentar implantar um veículo de comunicação no território cubano. “Não uma imprensa que traga meus rancores com o governo, sobre o que já vivi, mas uma imprensa livre, séria e objetiva, que informe com qualidade, mas que também possa opinar livremente e levar a discussão das questões a todos”, disse sobre o seu “sonho”, como chamou.

Mais uma vez, Yoani ouviu muitos gritos de protesto como “Viva Fidel” e “Viva a revolução” em sua passagem pela Bahia e, desta vez, também aplausos dos que foram favoráveis ao discurso. Yoani comentou sobre a influência do blog “Geración Y”, em que é autora, na sua formação de cidadã. “Esse blog  mudou minha vida, me fez uma cidadã melhor, me fez compreender a magnífica capacidade do ser humano para exercer a solidariedade. A solidariedade, por exemplo, de todos os tradutores voluntários que traduzem o meu blog a 20 línguas. O problema é que o sistema que está acostumado a ordenar a solidariedade não entende as espontaneidades”, completou.

Os comentários estão encerrados.