Embasa coloca em teste adutora do Rio Catolé

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 10 jan 2014

Tags:, , ,

da Redação

Catolé 1B

A Embasa iniciou nesta 5ª feira (9), os testes operacionais para o funcionamento da adutora do Rio Catolé, que vai abastecer e suprir o déficit de água nas barragens de Água Fria I e II, que são  responsáveis pelo abastecimento de Vitória da Conquista. Este foi a melhor solução até que a barragem seja construída como obra definitiva para garantir o abastecimento de água da 3ª maior cidade da Bahia.

CAtolé 2BNesta fase dos testes operacionais, os técnicos da Embasa estão verificando o funcionamento dos equipamentos que integram o sistema de adução para corrigir eventuais falhas elétricas ou vazamentos. O investimento foi na ordem  de R$ 33 milhões nos15,3 quilômetros de tubulação, 3 estações elevatórias e um barramento no rio Catolé Grande com uma captação flutuante que terá capacidade para transportar 300 litros de água  por segundo até chegar às barragem de Água Fria II.

Atualmente, os rios que alimentam os reservatórios de Água Fria I e II ofertam uma vazão média de 350 litros por segundo, resultando numa retirada diária de aproximadamente 45 mil metros cúbicos para atender o sistema integrado de abastecimento de água  de Vitória da Conquista e Belo Campo.

 

Segundo a Embasa e nota informou: (…) “Situação das barragens – As fortes chuvas que atingiram o sertão baiano, no final do ano, não caíram com a mesma intensidade na região das barragens localizadas no município de Barra do Choça, impossibilitando que os reservatórios voltassem a ter os seus níveis normalizados. A represa de Água Fria II, responsável por armazenar 98% da água distribuída em Vitória da Conquista acumulou 4,8 milhões de metros cúbicos, ou seja, 70% de sua capacidade de reservação. Já a represa Água Fria I segue  com

sua capacidade máxima de 174 mil metros cúbicos”.

Os comentários estão encerrados.