Esaú Matos emite nota sobre morte de adolescente durante parto

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 01 jun 2015

Tags:, , , , ,

por Mateus Novais

fundacao_esau_matosA Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal divulgou uma nota recebida do Hospital Esaú Matos sobre a morte de uma adolescente, de 16 de anos de idade, ocorrida em 16 de maio. Na nota, a Fundação de Saúde garante que a morte da jovem foi provocada por complicações no pós-parto.

De acordo com a nota, o trabalho de parto da adolescente durou 14 horas, quando pode chegar a 16 horas. Logo após o nascimento do bebê, “a paciente começou a apresentar sangramento e hipotonia uterina, que é uma complicação do pós-parto, que pode acontecer tanto no parto normal como no parto cesáreo. Essa complicação acontece porque o útero não consegue se contrair, fechando os vasos sanguíneos, que ficam abertos após a retirada da placenta”.

Ainda segundo a nota, “a paciente foi encaminhada ao centro cirúrgico, onde foi recebida pelo anestesista de plantão e toda a equipe médica presente, quando foi indicada a abertura do abdome para a tentativa de retirada do útero, já que essa não seria uma primeira opção numa paciente de 16 anos. Durante a cirurgia, a paciente continuava com sangramento, sendo necessária a realização de exames e transfusões sanguíneos de imediato”.

Logo após o fato, familiares da jovem e vereadores acusaram o hospital de negligência, por ter forçado o parto normal de uma criança pesando cerca de cinco quilos em uma paciente amputada. Um boletim de ocorrência foi aberto pela família.

Os comentários estão encerrados.