Esaú Matos libera presença de doulas durante parto

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 20 mar 2017

Tags:, , ,

Da Redação


A partir de agora, as gestantes atendidas pelo Hospital Municipal Esaú Matos poderão entrar na sala de parto com a suas doulas. A iniciativa busca reconhecer a importância dessas profissionais, que oferecem apoio emocional e conforto físico às gestantes.

De acordo com estudos, a presença dessas profissionais diminui a necessidade de anestesia durante o parto, de cesariana e de fórceps e aumenta a chance de um parto normal espontâneo. Assim, conforme a direção do Hospital, as doulas estão autorizadas a permanecer com as futuras mamães durante consultas, exames de pré-natal, pré-parto, parto e pós-parto imediato, com seus instrumentos de trabalho.

Para isso, é necessário que essa profissional faça um cadastro no hospital. A doula, no entanto, não pode fazer procedimentos e dar diagnósticos restritos aos profissionais de saúde, mesmo se ela tiver formação na área.

Para exercer a ocupação, é necessário uma formação específica e contínua. E esse será o próximo objetivo do Esaú Matos: capacitar mulheres voluntárias para que elas possam auxiliar gratuitamente as parturientes.

Os comentários estão encerrados.