Esquema de sonegação é desarticulado no Oeste da Bahia

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Economia, Polícia, Segurança | Data: 03 dez 2013

Tags:, , ,

por Paulo Anderson Rocha

Foi realizada nesta terça-feira (3), na região oeste da Bahia, a operação Grãos do Oeste, da qual participaram as secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) e da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) – através da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) – e o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular e Conexos (Gaesf).

A operação desarticulou um esquema de sonegação fiscal e falsidade ideológica que já causou prejuízos da ordem de R$ 45 milhões aos cofres públicos, utilizando fraude eletrônica e violando contas de clientes do Banco do Brasil, desviando recursos para pagamento de tributos, entre outras finalidades.

De acordo com informações da Sefaz, até o início da noite, dois mandados de prisão haviam sido cumpridos na cidade de Luís Eduardo Magalhães, contra Marcos dos Santos Veloso e Thiago Felipe Alves Veloso, pai e filho. As empresas do grupo responsável pelas fraudes têm como atividade principal o comércio por atacado de cereais e leguminosas, a preparação e fiação de fibras de algodão e o transporte de mercadorias.

O grupo falsificava notas fiscais e também fraudava os Conhecimentos de Transportes de Cargas (CTRCs), não recolhia o ICMS relativo ao transporte e clonava a autenticação de documentos fiscais. A quadrilha também cometia crimes cibernéticos, usando programas espiões para ter acesso às contas de clientes por meio de violação dos canais de autoatendimento. Os crackers realizavam transferências bancárias, pagamento de boletos e tributos.

Os comentários estão encerrados.