“Estamos começando um novo século na Santa Casa”, diz provedor Abmael Brito

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 19 jan 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

AbmaelCompletados 100 anos de fundação no dia 8 de dezembro, a Santa Casa de Vitória da Conquista, responsável pelo Hospital São Vicente, segue se tornando referência em atendimento e Saúde, principalmente para a população de baixa renda da região Sudoeste. Mas, para chegar forte nesse primeiro século de existência, a instituição teve que se transformar administrativamente. Para falar dessa modernização, o jornalista Herzem Gusmão recebeu o provedor da Santa Casa, Abmael Brito, em um breve bate-papo no programa Resenha Geral.

De acordo com Abmael, a Santa Casa de Vitória da Conquista teve que se abrir para as parcerias como saída da crise financeira que, assim como todas as Santas Casas do país, a instituição passou. “As 2100 Santas Casas de todo o Brasil passam por uma séria crise financeira, e nós entendemos que o que poderia ajudar administrativamente a Santa Casa de Vitória da Conquista seria abrir para parceiros e pessoas que pudessem agregar com a gente, melhorando a Saúde de Conquista. Trazemos novos serviços, equipamentos e profissionais. Com isso, profissionalizamos a Santa Casa”.

As Santas Casas, como instituições filantrópicas, têm como principal parceiro o Sistema Único de Saúde (SUS). E é este o motivo para a crise: a tabela SUS. Segundo o provedor, a tabela é muito pequena. “Isso gera um grande endividamento. Para se ter uma ideia, todas as Santas Casas devem mais de R$ 17 bilhões proveniente dessa baixa tabela do SUS e esse reajuste demora muito de ser realizados. Mas estamos lutando, junto ao Ministério da Saúde, para ter algo mais coerente com a realidade”.

Ainda assim, a Santa Casa continua investindo e apostando na Saúde de Vitória da Conquista. Para Abmael Brito, o trabalho feito até então se tornará base para os próximos anos da instituição. “Estamos começando um novo século na Santa Casa. Para 2015, temos o projeto de fazer um ambulatório na frente da Santa Casa para dar um atendimento mais qualificado. Também estamos construindo mais 30 leitos, porque estamos com a capacidade de atendimento esgotada”. Atualmente o Hospital São Vicente oferta 190 leitos, dos quais 150 são disponíveis ao SUS. Após a ampliação, o hospital comportará mais de 18% dos leitos disponíveis na cidade.

Para finalizar, o provedor da Santa Casa fez questão de ressaltar que todos os serviços que tem estão à disposição do SUS. “A essência da Santa Casa é sempre ajudar as pessoas carentes e necessitadas. Completamos 100 anos em 2014 e precisamos continuar com esse trabalho, que é dar guarita e suporte às pessoas menos favorecidas”.

Os comentários estão encerrados.