Febre Chikungunya: 16 casos registrados no Brasil, 14 somente em Feira de Santana

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 24 set 2014

Tags:, ,

Por Mateus Novais

mosquitoDe acordo com o Ministério da saúde, já foram registrados 16 casos da febre Chikungunya no Brasil, 14 deles somente no município de Feira de Santana. Os casos foram confirmados após amostras de pacientes da cidade serem analisadas pelo IEC (Instituto Evandro Chagas), no Pará.

Em Vitória da Conquista, até o momento, nenhum caso foi confirmado. Mas, nessa terça-feira (23), a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou para todas as unidades de saúde do município, particulares e públicas nota técnica sobre a febre. A ação tem como objetivo alertar todos os profissionais de saúde para a importância de ficar atentos aos sinais e sintomas suspeitos da doença.

A Chikungunya, assim como a Dengue, é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictos. E seus sintomas são semelhantes: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações. Para combater e prevenir a febre Chikungunya também é preciso reduzir o número de mosquitos transmissores, ou seja, a população deve continuar evitando água parada em reservatórios descobertos em suas residências.

Os comentários estão encerrados.