Fim do sinal analógico em Vitória da Conquista e Barra do Choça

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 06 dez 2018

Tags:, ,

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 desta quarta-feira, 5 de dezembro, o sinal analógico de TV será desligado em Vitória da Conquista E Barra do Choça. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, e foi homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 90% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital.

Para informar e orientar a população sobre como se preparar para receber o sinal digital, a entidade desenvolveu ações que contaram com parceiros como o poder público e voluntários, além de mobilizadores, antenistas e instaladores, distribuídos nas duas cidades. Foram mais de 300 ações de mobilização social, como as ações porta a porta, em que mobilizadores visitavam casas ou abordavam pessoas em locais de maior movimento nas cidades para explicar aos moradores e comerciantes sobre o desligamento do sinal analógico de TV, verificar quem tinha direito ao kit gratuito e realizar o agendamento para a retirada dos equipamentos.

O atendimento à população foi ampliado pela parceria com as prefeituras, que cederam servidores e espaço nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para que sempre houvesse uma das mais de 250 pessoas capacitadas pronta para orientar a população. A Seja Digital ainda firmou parcerias com varejistas e organizou um Feirão Digital. Nesta ação, o comércio da região ofereceu antenas, conversores e televisores com descontos e facilidades para pagamento. O estudante de 22 anos, Lucas Tinôco, estava passando pela Praça Barão do Rio Branco quando avistou o Feirão Digital e resolveu saber do que se tratava. “Me aproximei para saber o que estava acontecendo e acabei comprando um conversor para minha TV”, disse o estudante

No decorrer do trabalho na região Vitória da Conquista, em julho deste ano, a equipe da Seja Digital ganhou importantes colaboradores e voluntários. É o caso de Dinho Sumaré, proprietário de uma loja de variedades em Barra do Choça. O comerciante disponibilizou uma funcionária para ajudar a comunidade para fazer os agendamentos na porta de sua loja. “O movimento foi tanto que eu tive que improvisar uma estrutura específica na parte externa para conseguir atender a população”, afirma. “Fizemos muitos agendamentos e, de vez em quando, ganhávamos alguns novos clientes”

Distribuição de kits gratuitos

Desde o começo dos trabalhos na região de Vitória da Conquista, em agosto deste ano, a Seja Digital distribuiu mais de 49 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda atendidas por programas sociais do Governo Federal tivessem acesso ao sinal digital.

Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias conforme os agendamentos que foram realizados. A expectativa é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.

Os comentários estão encerrados.