Funcionários do Hospital Afrânio Peixoto realizarão protesto contra mudança de perfil da unidade

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 19 fev 2017

Tags:,

Da Redação


Na manhã desta segunda-feira (20), os funcionários do Hospital Especializado Afrânio Peixoto prometem realizar um protesto em frente à unidade de saúde. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da Secretaria de Saúde do Estado, que anunciou recentemente que o Hospital deixará de ser psiquiátrico.

Depois de 50 anos atendendo Vitória da Conquista, a região Sudoeste da Bahia e o Norte de Mina Gerais, a Secretaria de Saúde informou que com a mudança de perfil, o Hospital Afrânio Peixoto deixaria de ser psiquiátrico. Com isso, seriam abertos leitos de psiquiatria no HGVC, aliado a uma estruturação do serviço ambulatorial na Unidade de Saúde Crescêncio Silveira. Segundo o comunicado, a expectativa é de que serviços municipais, como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades básicas de saúde, absorvam algumas demandas do Afrânio Peixoto. A nota, porém, não informa a quantidade de leitos psiquiátricos que serão abertos no Hospital Geral.

Segundo os funcionários do Hospital, o Afrânio Peixoto “tem cadastrado [sic] mais de cinco mil pacientes em seu ambulatório e atende municípios do Oeste ao extremo sul baiano, assim como municípios do norte de Minas Gerais”. Dessa forma, os funcionários da unidade consideram “inadmissível a desativação do Hospital Afrânio Peixoto”, até mesmo porque o Hospital “possui projeto (2012) de transformação em hospital clínico que prevê a garantia de leitos psiquiátricos e de dependência química”.

Os comentários estão encerrados.