Governo diz que Anac impede equipamento que diminuiria cancelamentos de voo em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em transporte | Data: 07 ago 2014

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

Aeroporto de Vitória da ConquistaO Governo do Estado diz que uma homologação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) impede a implantação do equipamento que diminuiria os cancelamentos de voo no aeroporto de Vitória da Conquista. O número mensal de passageiros no Aeroporto saltou de 2.400, em 2005, para 24 mil, em 2013. Os cancelamentos são constantes, chegando a 50% em uma única semana.

A notícia divulgada no site da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) afirma que “atualmente o terminal é homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para voo apenas visual, o que limita as condições operacionais não só em relação à capacidade da aeronave, como também em termos de segurança, com os voos sendo automaticamente cancelados sempre que chove, uma vez que a visibilidade do piloto é afetada.”.

Ainda segundo a Secom, outra situação que limita a operação de voos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo é a localização, próximo à zona urbana, que o impede de ser ampliado.

Na matéria, o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, garante que somente o novo aeroporto, que, segundo ele, ser entregues em 2016, operará com o Instrumento IFR (Instrument Flight Rules), que faz o balizamento eletrônico das aeronaves.

Os comentários estão encerrados.