Governo do Estado poderá desativar mais um hospital em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 10 fev 2017

Tags:, ,

da Redação
Foto: TV Uesb

O Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado da Bahia (Cosemba), vem denunciando a redução de investimentos do Governo do Estado da Bahia no setor nos últimos anos.

Fazendo parte desta realidade, a Sesab, anunciou nos bastidores a desativação de mais um hospital em Vitória da Conquista. Desta feita  a operação desmonte alcançou o Hospital Afrânio Peixoto, único hospital psiquiátrico de toda região Sudoeste.

A unidade hospitalar de Conquista atende de Barreiras, no Oeste, a região de Teixeira de Freitas no extremo Sul da Bahia. O Hospital Afrânio Peixoto  diminuiu de 200 para 50 leitos no ano de 2014. Na atualidade são apenas 25 leitos, mas o hospital tem cadastrados aproximadamente 6 mil pacientes. Alguns sem família, ou abandonados pelos parentes, já moram no hospital.

A Sesab entende que os atendimentos psiquiátricos, que são feitos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), podem contemplar os pacientes psiquiátricos. Segundo informações preliminares, a Sesab disponibilizará apenas  6 leitos no Hospital de Base após a desativação do Afrânio Peixoto.

Nos últimos anos a cidade de Conquista perdeu a Cupe – Clínica de Urgência Pediátrica, atendia mil crianças por mês. A Prefeitura, no governo Guilherme Menezes (PT), descredenciou o hospital do SUS. Outro hospital desativado foi o Crescêncio Silveira.
.

Os comentários estão encerrados.