Greve: Sindicato dos Bancários esclarece

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 23 set 2013

Tags:, ,

da Redação

greve bancáriosÉ muito comum em período de greve dos bancários a clientela ficar desnorteada.  O Sindicato esclarece que os serviços de autoatendimento nas agências bancárias estão mantidos e que a população deve recorrer as lotéricas, correspondentes bancários e agências dos Correios como alternativa de atendimento. Alerta ainda que o efetivo mínimo de 30%, exigido por lei, que está sendo garantido. Confira  os esclarecimentos apresentados pelo Sindicato dos Bancários produzidos pela assessoria de comunicação.

Como funciona o efetivo mínimo de 30%?

A Lei de Greve (lei 7.783/89) é que define os parâmetros do movimento grevista e também essa questão das atividades essenciais que precisam ser mantidas.

Os bancários têm relacionados, nos itens dessa lei, apenas a câmara de compensação de cheques e outros papéis. Portanto, essa câmara não pode encerrar o seu movimento sob hipótese alguma. E queremos reafirmar que ela está funcionando normalmente. Hoje nós só temos câmara de compensação no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e alguns pólos em Salvador e outras capitais. Portanto, o serviço essencial está em pleno funcionamento.

Orientamos aos clientes que qualquer pagamento de títulos e outros documentos podem ser feitos pelos meios alternativos disponibilizados e mantidos sob responsabilidade dos bancos.

Caso o cliente não tenha conseguido efetuar algum pagamento desde o dia 19, deve procurar esses meios alternativos. Não tendo êxito, procure a instituição bancária no primeiro dia útil, após o final da greve. Caso o banco cobre juros, acione o Ministério Público e faça valer, na justiça, o seu direito de efetuar pagamentos. Lembrando que a reclamação judicial é contra o banco, já que ele é o cobrador.

Depósitos na Caixa Econômica Federal

Temos notícias de que algumas agências bancárias não estão dando conta dessa demanda de processamento dos envelopes que estão sendo recebidos via depósitos.

Essa é uma consequência da greve e, como já dissemos, é de responsabilidade exclusiva dos bancos, das instituições financeiras.

Nesse caso, o banco deve suspender o autoatendimento e praticar os seus depósitos via casas lotéricas e correspondentes bancários. Portanto, nossa compreensão é de que os terminais de autoatendimento são de responsabilidade dos bancos e os depósitos devem ser feitos nas agências que estão com esse funcionamento.

Os comentários estão encerrados.