Grupo autointitulado indígena invade fazendas em Itapetinga

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 11 fev 2014

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

indiosUm grupo que se auto intitula indígena invadiu fazendas de Itapetinga na última sexta-feira (7) e estão causando apreensão nos proprietários de terras da região. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal expediu decisão que devolvia 54,1 mil hectares de terras na região de Itajú do Colônia (foto), próximo de Itapetinga.

Havia especulação que os mesmos índios de Itajú do Colônia estavam realizando invasões, agora, em Itapetinga. Mas, segundo o presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Adriano Alcântara, ao contrário do que aconteceu naquela cidade, “a FUNAI e as lideranças indígenas não reconhecem essa ação com legitimidade nenhuma. O que, no nosso entender, caracteriza uma ação isolada de um grupo que não podem ser chamado de indígena porque não está sob a proteção da FUNAI”.

O presidente do sindicato garante que “as terras de Itapetinga tem título de posse e que não reside qualquer questionamento judicial”. Ele também diz temer pela segurança do local. “Nós estamos em Salvador para pedir com urgência o reforço policial para o local para evitar que novas ações desse tipo aconteçam, para desocupar as fazendas que foram invadidas, evitar que se estabeleça o clima de guerra e que tragédias venham a acontecer”, finalizou.

Os comentários estão encerrados.