Hemoba de Vitória da Conquista precisa urgentemente de doaroes de sangue

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 12 ago 2016

Tags:,

Da Redação

SCM_0599Foto: Divulgação

Atualmente, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) de Vitória da Conquista está com déficit de 50% de doadores e precisando com urgência de doadores com o fator RH negativo. Diante da situação crítica, o Hemoba convida os conquistenses a realizarem um gesto de solidariedade, doando sangue.

Para doar, as pessoas interessadas devem ser atender alguns pré-requisitos, como estar em bom estado de saúde, apresentar peso a partir de 50 quilos e estar bem alimentado são algumas das condições para o doador. Além disso, é preciso se enquadrar na faixa etária de 16 a 69 anos, sendo que, para os menores de idade, é necessário ainda apresentar autorização dos pais. No ato da doação, também é preciso apresentar documento com foto.

Outras recomendações para o dia da doação são: evitar comidas gordurosas nas últimas quatro horas, ter dormido no mínimo seis horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado por pelo menos duas horas. Segundo a Fundação, o procedimento é rápido, simples e seguro. O material utilizado para a coleta é inteiramente descartável, não deixando margem para riscos de contaminação do doador. Além disso, nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado.

Os interessados em fazer a doação devem comparecer à Hemoba, localizada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), na Avenida Filipinas, s/n°, bairro Jardim Guanabara. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas, funciona também no turno vespertino nas segundas e terças de 13h30 às 15h30.

Os comentários estão encerrados.