Holanda e Argentina duelam pelo sonho de voltar a uma final

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Esportes | Data: 09 jul 2014

Tags:, , ,

A Tarde

carrossel_apresentacao_argentina-x-holandaPela quinta vez, Holanda e Argentina se enfrentarão em uma Copa do Mundo. Europeus e sul-americanos buscam nesta quarta-feira, 9, às 17h, no Itaquerão, uma vaga na decisão do Mundial no Brasil.

A rivalidade entre argentinos e holandeses em Copas se iniciou há 40 anos, no Mundial da Alemanha. O time liderado pelo craque Johan Cruyff goleou os argentinos por 4 a 0 na segunda fase do torneio. Naquele ano, a Laranja Mecânica chegou à sua primeira final, mas acabou derrotada pelos donos da casa na decisão, por 2 a 1.

Quatro anos depois, a Argentina sediou a Copa. E novamente cruzou o caminho dos holandeses, desta vez na final. E, mais uma vez, os europeus amargaram o vice-campeonato, enquanto os argentinos, liderados pelo artilheiro Kempes, comemoravam seu primeiro título com vitória por 3 a 1.

Vinte anos após a conquista da Copa em casa, a Argentina já era bicampeã mundial quando voltou a enfrentar os holandeses. Mas o reencontro teve sabor amargo para os sul-americanos, e a Holanda venceu por 2 a 1 nas quartas de final. E em 2006, novamente na Alemanha, os rivais empataram sem gols pela fase de grupos.

Agora, a Holanda busca uma vaga na decisão pela quarta vez, após fracassar em todas as anteriores – na última delas, perdeu por 1 a 0 para a Espanha, no Mundial da África do Sul. Já a Argentina mira o retorno a uma final de Copa após 24 anos – a equipe não disputa o título desde 1990, na Itália, quando a Alemanha venceu por 1 a 0.

Os comentários estão encerrados.