I Congresso do Sudoeste Baiano de Medicina, Terapias Integrativas e Complementares é lançado em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 14 set 2018

Tags:,

Banner marcelo santana

Da Redação

Foi oficialmente lançado na noite da última terça-feira (11), no restaurante Maria do Sertão, o I Congresso do Sudoeste Baiano de Medicina, Terapias Integrativas e Complementares (I MEDIC). O evento multidisciplinar acontece entre os dias 11 e 13 de outubro no Colégio Modelo em Vitória da Conquista (BA).

O I MEDIC tem a proposta de colocar em pauta as Práticas Integrativas e Complementares, as chamadas PICs, tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para a prevenção de doenças. São eles: aromaterapia, bioenergética, cromoterapia, hipnoterapia, ozonioterapia, terapia de florais, dentre outros.

Em março de 2018 o Ministério da Saúde incorporou 10 destes tratamentos, aumentando para 29 os procedimentos oferecidos pelo SUS e tornando o Brasil o país que proporciona o maior número de práticas integrativas disponíveis na atenção básica. Diante dessa nova demanda, o I MEDIC tem o desafio de elucidar questões importantes sobre as práticas, desmistificando-as e fazendo-as serem reconhecidas pelo público em geral, principalmente pela área médica

Para a ginecologista Jacqueline Maia, este é um evento importante para a comunidade. “Já passou do tempo da Medicina ser vista só como uma forma cartesiana de curar. Precisamos nos voltar para o aspecto da saúde e não visualizar somente a doença”, comentou. “Na minha prática de Ginecologia, vejo como é importante a equipe multidisciplinar, pois muitos problemas da área eu não vou conseguir resolver. Depende da alimentação, do estado emocional da pessoa, do ambiente em que ela vive e isso reflete na saúde sexual. É muito importante fazer a divulgação desse evento para que as pessoas possam conhecer outras formas de buscar uma vida saudável”.

A professora universitária Isabel Cristina Brandão, adepta às terapias integrativas, afirmou que o evento vai socializar para a comunidade outras formas de tratamentos já conhecidos em outras regiões e em grandes cidades. “Em Conquista já temos um movimento fortalecido nesta perspectiva e nós vamos poder conhecer outras práticas de cuidado com o corpo e com a mente, são outras formas de buscar os recursos naturais”, destacou. “Que isso também possa chegar a todas as camadas da população, pois sabemos que essas práticas são muito restritas”.

O I MEDIC é promovido pelo Instituto Bahiano Holuz. Dentre os convidados confirmados estão o naturólogo Paulo Gustavo Tavares, a médica Cecília Nizarala, o psicoterapeuta holístico Colin Spenley e o médico Áureo Augusto Caribe. As inscrições podem ser efetuadas presencialmente, na sede do instituto, localizada na Rua Leonídeo Oliveira, 431, Recreio. Mais informações: (77) 3421-4980 ou 99158-1408.

Os comentários estão encerrados.