Ibametro fiscaliza itens consumidos na Páscoa

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Economia, Segurança, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 02 abr 2014

Tags:,

Da Redação

Entre as cidades que estão inclusas na operação está Vitória da Conquista.

operação páscoaO Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), está realizando a Operação Páscoa. O objetivo é verificar a pesagem de produtos largamente consumidos no período para evitar prejuízos aos consumidores. A operação segue até o dia 16 de abril, na capital e interior do estado, inclusive Vitória da Conquista. Na fiscalização da Páscoa de 2013, o Ibametro registrou alto índice de irregularidade no item pescados congelados, atingindo 68% das amostras analisadas em laboratório.

O alvo da operação são os tradicionais ovos de páscoa, bombons, colombas pascais (bolos especiais semelhantes a panetones que remetem ao aspecto religioso do período), pescados, vinhos, amendoim e azeite de dendê. Será fiscalizado se a pesagem dos produtos está condizente ao informado na embalagem.

“Orientamos aos consumidores que redobrem a atenção ao item pescados e, em caso de suspeita, contate o Ibametro para apuração. No ano passado, constatamos irregularidades em 68% do material analisado”, alerta o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim. Uma dica para compras em feiras livres é verificar se a balança apresenta o selo do Inmetro, atestando que o equipamento está adequado para uso.

Os comentários estão encerrados.