Ibametro reprova 60% dos pescados congelados na ‘Operação Páscoa’

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Economia, Justiça, Segurança, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 26 mar 2015

Tags:, , , ,

Da Redação

A fiscalização, que acontece na capital e interior, inclusive Vitória da Conquista, até 2 de abril, tem o objetivo de verificar se produtos largamente consumidos nesta época estão sendo comercializados com a pesagem correta.

fiscalização ibametroBalanço parcial da ‘Operação Páscoa’ divulgado pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta quarta-feira (25), revela que dos 15 tipos de pescados congelados examinados em laboratório 60% foram reprovados, representando sete diferentes marcas do produto. Entre eles, estão atum, salmão, tilápia, dourado, arraia e sardinha.

A fiscalização, que acontece na capital e interior até 2 de abril, tem o objetivo de verificar se produtos largamente consumidos nesta época – ovos de chocolate, pescados embalados, entre outros – estão sendo comercializados com a pesagem correta. O conteúdo do produto deve pesar exatamente como é informado na embalagem, evitando prejuízos ao consumidor. Com relação aos ovos de chocolate, o resultado parcial da fiscalização evidenciou que 100%, dos 55 produtos coletados, foram aprovados.

Durante a fiscalização, técnicos do órgão visitam estabelecimentos, como supermercados, mercados de bairro e padarias, para coletar os itens, incluindo bombons e colombas pascais. Os produtos coletados passam por análise em laboratório do órgão, em Salvador.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades, bem como os fabricantes dos produtos, terão até dez dias para apresentar defesa ao Ibametro e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores podem encaminhar denúncias para a Ouvidoria do Ibametro por meio do telefone 0800-071-1888. Com informações Secom-Ba.

Os comentários estão encerrados.