INDIGNAÇÃO COM O DESCASO DOS GESTORES DA SAÚDE DE VITÓRIA DA CONQUISTA E GOVERNO DO ESTADO PARA COM PACIENTES DO SUS

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 07 mar 2013

Tags:, , , ,

DE: SALVE SAÚDE

PARA: TODOS INTIRESSADOS                                                                  

imagesVitória da Conquista-Ba, 07 de março de 2013.

Boa tarde, venho através deste e-mail informar meu descontentamento, sou acompanhante e familiar de um paciente do sistema único de saúde, que faz tratamento de câncer em Vitória da conquista-Ba.

Há pouco mais de (02) dois anos a pessoa a quem eu acompanho fazia tratamento no Instituto Conquistense de Oncologia, pensando no melhor para os pacientes, já que o câncer é uma doença que causa grande debilidade, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia junto com a secretária do município de Vitória da conquista, criou um complexo de atendimento a pessoas portadoras de câncer, denominado de UNACON (UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA), neste complexo, através de acordo com duas empresas privadas, é possível o atendimento a Quimioterapia (INSTITUTO CONQUISTENSE DE ONCOLOGIA) e Radioterapia (ONCOMED). Sendo meu acompanhante um dos vários pacientes que passam pelos dois procedimentos, que por si já são suficientemente incômodos. Mas para nossa preocupação foi anunciado pelos funcionários da clinica responsável pela quimioterapia do complexo, que a empresa passará a funcionar em outro local, estando assim o complexo fadado ao fim, mas como fica o bem estar dos pacientes?  Estas pessoas ficam a mercê de jogos de interesses políticos e privados, “quando se trata de um serviço que é oferecido pelo sistema público”.

Há qualquer momento voltaremos aos transtornos de ter que nos deslocarmos de uma clinica a outra para tentar a cura de uma doença ou ao menos prolongar alguns dias de vida com qualidade. O que nos garante a Constituição Federal em seu artigo 5°, mas como esta garantia pode ser respeitada se não há isonomia entre as partes, se o interesse dos grandes empresários se sobressai às necessidades de quem  precisa ser assistido? Como pode o Governo do Estado da Bahia junto com o governo participativo inaugurar um complexo, do qual o município se diz orgulhar da excelência no atendimento, acabar sem que ao menos haja o questionamento se isso vai ser o melhor para a população que utiliza os serviços prestados pelo mesmo e que são extremamente caros para o SISTEMA ÚNICO DE SAUDE, que é mantido com nossos impostos?

Mais uma vez fomos ludibriados, porém não vamos aceitar calados, mas sim levando a público nossa indignação em reconhecer no quanto somos enganados e nosso interesses suprimidos.

Venho pedir o auxilio de vocês para que não permitam que continue ocorrendo esse descaso com a saúde. Vitória da Conquista atende várias cidades da Bahia e do Norte de Minas Gerais através de pactuação com o município, no tratamento do câncer, mas isso não basta queremos respeito e acabar com esse jogo que fazem com Saúde Pública da Bahia.

Por que já que houve a criação do complexo UNACON pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a mesma não se responsabiliza pelos serviços ou incumbe o município disso? Por que temos que depender de uma empresa privada e da disponibilidade desta? Será que todos os serviços oferecidos pelo Governo do Estado que são terceirizados estão à mercê da iniciativa privada, esquecendo-se do bem comum?

Desde já agradecemos pela atenção e tendo a certeza que essa situação será colocada para o bem estar do paciente do câncer.

Atenciosamente,

Salve Saúde

Os comentários estão encerrados.