Índios ocupam área da Serra do Piripiri querendo implantação de aldeia

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 06 jan 2015

Tags:, , , ,


por Mateus Novais
fotos: Roberto Silva

DSC_0851

A Serra do Piripiri, em Vitória da Conquista, foi ocupada pelos índios emborés e tupinambás. Eles escolheram o local para iniciar a implantação de uma aldeia na cidade. Seis famílias se instalaram debaixo do monumento do Cristo de Mario Cravo, uma área de preservação ambiental.

Os índios chegaram ao local no dia 1º deste mês e, desde lá, começaram a preparar a região do Cristo para montar a futura aldeia. Até o momento três cabanas foram montadas, com lonas e madeiras extraídas da própria Serra do Piripiri.

DSC_0839O Cacique Catitu, da tribo dos emborés, explica que todas as medidas já estão sendo tomadas para que o poder público garanta a demarcação da área como uma reserva indígena. “Estamos sendo orientados pela Funai e já tomamos as providências legais que antecedem a demarcação do território. Assim que o município reconhecer nossa origem, entraremos com o pedido de estudo para a implantação da aldeia na Funai”.

Já o Cacique Curiango, da tribo dos tupinambás, afirmou que as tribos vão permanecer no local ocupado até que seus direitos sejam garantidos. “Cerca de 200 parentes nossos vão chegar para ficar aqui com a gente e vamos resistir, mesmo que a forma legal não dê resultado, porque nós estamos pedindo algo que é nosso, não é nada que é dos outros”, disse Curiango.

Diferentemente do que acontece nas regiões do sul e extremo sul do estado, onde há invasão de terras particulares, em Vitória da Conquista, os índios reivindicam terras públicas. Segundo ele a área, que começa na Serra do Piripiri e segue até o povoado da Estiva, próximo ao novo presídio, deverá será dividido entre as três tribos.

Há cerca de um ano, o Blog da Resenha Geral entrevistou o grupo de índios que informaram estar se mobilizando em prol da reconstrução de uma aldeia que restaure as suas tradições.

A área ocupada pelos índios é de responsabilidade da Prefeitura Municipal. O Blog da Resenha Geral foi informado que uma reunião entre os índios e representantes da administração municipal foi agendada para tratar da ocupação.

Os comentários estão encerrados.