Inscrições para o Enem começam nesta segunda (8)

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação | Data: 08 maio 2017

Tags:, ,

Da Redação

Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.  O sistema foi liberado às 8h30 desta segunda (8) e os interessados poderão se inscrever até Às 23h59 do dia 19 de maio.

O candidato precisa ter em mãos número do seu CPF. É necessário fornecer o dado, além da data de nascimento. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), então, vai cruzar as informações com o banco de dados da Receita Federal. Na hora da inscrição, os candidatos também devem informar telefones fixo ou celular, além de e-mails, para que o Inep possa entrar em contato com o participante.

A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. Três grupos terão direito à isenção do pagamento da taxa. Para os concluintes do ensino médio no ano letivo de 2017, matriculados na rede pública de ensino, a isenção é automática. Os membros de família de baixa renda que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm direito à isenção. Outro grupo beneficiado é o de membros de família com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50) e que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada. O participante isento da taxa no Enem 2016 e que não compareceu à prova só terá direito à isenção no Enem 2017 se justificar o motivo da ausência no sistema de inscrição.

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Neste ano, as provas do Enem serão realizadas em dois domingos. No primeiro, dia 5 de novembro, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo domingo, dia 12, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

Os comentários estão encerrados.