J. Pedral completaria hoje 91 anos

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 12 set 2016

Tags:, ,

da Redação
Pedral

Nesta 2ª feira, 12 de setembro, o ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Pedral Sampaio, completaria 91 anos. Faleceu em setembro de 2014. Possuidor de uma das mais belas histórias políticas de todo Estado da Bahia. Foi cassado pela Ditadura Militar em 1964 e teve os direitos políticos suspensos por 20 anos para só retornar pelo voto popular a governar a cidade na década de 80.

“Antes de atravessar o rio, é preciso conhecer o caminho das pedras”, frase de J. Pedral que se tornou conhecido pela extraordinária capacidade de liderar. “É preciso libertar a mente, pôr o cérebro a funcionar, procurar a verdade e reforçar a solidariedade”, outra frase que mostrava a sua força e capacidade de permanecer em sintonia com os anseios e aspirações do povo da 3ª maior cidade da Bahia.

Engenheiro Civil, ainda na década de 50, logo após a sua formatura, iniciou estudos em Vitória da Conquista sobre a necessidade de implantação de uma macro drenagem – por estar a cidade localizada na Serra do Periperí. Iniciava também, por prever que Conquista iria crescer muito, a Rio – Bahia estava em construção, estudo para abastecimento de água. “Água nós temos falta as vasilhas”, outra frase recente de Pedral devido a necessidade da construção da construção de uma grande barragem.

 

Os comentários estão encerrados.