Justiça condena José Dirceu a 23 anos de prisão na Lava Jato

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Justiça | Data: 18 maio 2016

Tags:, ,

por Mateus Novais

josé-dirceu2O  ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a 23 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e organização criminosa pela participação no esquema de contratos superfaturados da construtora Engevix com a Petrobras, nesta quarta-feira (18). Na sentença, o juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato em Curitiba, aponta que Dirceu é responsável por ter recebido R$ 15 milhões.

A acusação do Ministério Público é que a alegada consultoria que Dirceu teria prestado para receber esse montante nunca foi efetivada, na prática. Esse recurso, segundo a sentença, seria fruto de propina, com prejuízos para a estatal. “O custo da propina foi repassado à Petrobras, através da cobrança de preço superior à estimativa, aliás propiciado pela corrupção, com o que a estatal ainda arcou com o prejuízo no valor equivalente”.

Dirceu está preso desde agosto de 2015, quando ocorreu a 17a fase da Lava Jato, denominada Pixuleco. Neste mês, o ex-ministro teve negado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedido que pleiteava sua saída da prisão -ele está detido no Complexo Médico Penal, em PinhaIs, na região metropolitana de Curitiba.

Os comentários estão encerrados.