Laboratório Central está apto a realizar exame rápido de Meningite

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 24 set 2015

Tags:, ,

por Mateus Novais

SC2_2416

Cerca de 30 profissionais do Laboratório Central Municipal (Lacem) participaram de um curso de capacitação sobre o exame de líquido cefalorraquiano (Liquor ou LCR). A atividade foi ministrada, nos dias 20 e 21, pelo farmacêutico bioquímico, especialista em Onco-Hematologia pelo Hospital Albert Einstein (SP), Dr. João Batista Neto.

Utilizado para o diagnóstico de doenças neurológicas agudas, como as meningites, e crônicas, como a esclerose múltipla, Mal de Alzheimer, Síndrome de Guillain-Barré, o exame de Liquor, feito de forma rápida (de no máximo duas horas) e precisa, é determinante para o tratamento dessas doenças. “Com esta nova tecnologia, hoje o Lacem terá todo know-how para o diagnóstico rápido para patologias como as meningites e também para neuropatias crônicas, o que possibilitará uma melhor resposta do paciente ao tratamento sugerido pelo médico”, explicou Dr. João Batista Neto.

Entre os diagnósticos alvos da tecnologia discutida na capacitação do exame liquor, no Lacem, estão doenças crônicas, como neurocisticercose, neuroesquistossomose e neurosífilis.

Os comentários estão encerrados.