Cai infestação por Aedes aegypti em Conquista; 83 casos de dengue foram confirmados

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 10 out 2014

Tags:,

por Mateus Novais

dengue123-1024x750O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, voltou a cair em Vitória da Conquista. Por meio do resultado do terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2014, fechado na última semana, foi constatada a diminuição de 0,9% do índice em relação ao último ciclo.

A cidade continua na zona de alerta, saindo de 2,2% para 1,3% de índice de infestação predial, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Uma constatação proveniente do novo Levantamento foi o fato de que a maioria das larvas do aedes aegypti que foram encontradas estavam dentro de residências – o que aponta para a necessidade, cada vez maior, de que a população reforce os cuidados domésticos para evitar possíveis focos do mosquito.

Mesmo com a redução do índice de infestação, a Secretaria registrou 83 casos positivo de dengue neste ano. De janeiro a setembro, foram registradas em Vitória da Conquista 163 notificações de casos suspeitos de dengue.

É considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde índice de infestação menor que 1%. Acima de 1% até 3,9% representa um sinal de alerta. Já a partir de 3,9% a área é classificada como de alto risco de contaminação pela dengue.

Os comentários estão encerrados.