Lomantão não será mais liberado para treinos

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 31 jan 2018

Tags:, ,

da Redação
Foto: Imagem SportTV

O Estádio Lomanto foi dotado de um tipo de gramado idêntico ao de grandes estádios do Brasil, inclusive o da Fonte Nova, e Barradão em Salvador. A grama tipo “bermuda tifway”, conhecida por proporcionar uma superfície densa, resistente a variações de temperatura e com rápida regeneração em caso de danos foi implantado pela empresa Greenleaf Gramados – em 2015, na administração do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT), e custou R$ 1 milhão aos cofres públicos.

A grama utilizada  tem como característica uma superfície densa e resistente a variações de temperatura. O novo gramado, em que pese reconhecer a melhor das intenções da administração, em 2015, não foi aplicada corretamente e segundo notícias da época parte do gramado (mudas) apresentou problemas na viagem.

Tratamento

Com ajuda de técnicos da Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste, a Secretaria do Meio Ambiente iniciou a recuperação do gramado. Após os jogos e treinamentos realizados no Lomantão – o gramado voltou a apresentar problemas com manchas amareladas. A foto do jogo desta 3ª feira (30), entre o Conquista x Boa Esporte mostra que o gramado precisa de repouso e tratamento intensivo.

Recuperação

Em busca de orientações técnicas para um tratamento mais adequado, o Governo Municipal, em outubro do ano passado, solicitou uma consultoria ao diretor técnico da empresa Greenleaf, Alexandre Vieira. A vistoria foi feita e detectado o fungo Bipolaris – responsável pelo dano em todo gramado. mas o alto custo da recuperação do gramado impossibilitou a contratação da empresa.

O prefeito Herzem Gusmão (MDB), voltou a solicitar de Marcos Ferreira (Gabinete Civil) atenção especial para a recuperação do gramado. Ferreira foi vice presidente da CBF/Nordeste e vice-presidente da FBF – Federação Bahiana de Futebol. “Creio que Marcos Ferreira irá resolver. Desde o plantio deste novo gramado que problemas foram detectados e não resolvidos”, disse o prefeito.

A  empresa Greenleaf voltará a ser contactada para assumir definitivamente a recuperação do gramado do Estádio Municipal Lomanto Junior. Resta agora esperar que o E.C Vitória da Conquista cumpra todos os jogos oficiais programados para este ano de 2018.

Repouso

A Coordenação de Esportes não mais liberá o estádio para treinamentos, e o tratamento será intensificado  com aplicações de nitrogênio a base de nitrato, que tornará  o gramado mais verde.

 

 

Os comentários estão encerrados.