Lula retomará agenda em Brasília hoje

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Política | Data: 01 fev 2010

Tags:,

do Tribuna da Bahia

Após repouso de quatro dias para se recuperar de uma crise de hipertensão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma sua agenda oficial hoje, em Brasília. O primeiro compromisso será a cerimônia de abertura do ano judiciário no STF (Supremo Tribunal Federal). Desde quinta-feira, Lula estava sem agenda oficial e se recuperava em seu apartamento, em São Bernardo (SP), e no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde chegou ontem à tarde. Ele teve uma crise de hipertensão na noite da última quarta-feira no Recife (PE), onde cumpria agenda oficial.

Anteontem, o presidente e a primeira-dama Marisa Letícia fizeram uma série de exames no InCor (Instituto do Coração) cujos resultados deram normais. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, os resultados preliminares da avaliação clínica e dos exames “apontaram que o estado geral de saúde do presidente e da primeira-dama Marisa Letícia é bom”. Lula fez exames de sangue e urina, ecocardiograma, ultrassom de abdome total e tomografias de crânio, carótida, tórax, coronária, abdome e vascular. Além destes exames, o presidente foi submetido a uma avaliação urológica e a primeira-dama, a uma avaliação ortopédica. Após os exames o presidente disse em entrevista coletiva que “graças a Deus” está com a saúde perfeita.

Perguntado sobre o acúmulo de compromissos da Presidência e da pré-campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o que pode ter provocada a crise de hipertensão, Lula disse “que quem engorda o porco é o olho do dono e, se o dono não estiver olhando as coisas acontecerem, elas não acontecem”. “Acho que a agenda não é um problema de campanha. É um problema de compromissos que a gente vai assumindo e querendo cumprir. E a gente percebe que o dia só tem 24 horas

Crise de hipertensão foi fato tido como isolado

A crise de hipertensão pela qual passou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um fato isolado em seu histórico clínico e não há necessidade de tratamento com remédios. A conclusão é do cardiologista Roberto Kalil, que acompanhou o presidente e a primeira-dama Marisa Letícia no InCor, em São Paulo, para a reavaliação de uma série de exames. Segundo o boletim médico divulgado hoje à tarde, os resultados preliminares da avaliação clínica e dos exames “apontaram que o estado geral de saúde do presidente e da primeira-dama Marisa Letícia é bom”.

Lula fez exames de sangue e urina, ecocardiograma, ultrassom de abdome total e tomografias de crânio, carótida, tórax, coronária, abdome e vascular. Além destes exames, o presidente foi submetido a uma avaliação urológica e a primeira-dama, a uma avaliação ortopédica. Com os resultados dos exames normais, o cardiologista liberou o presidente para retornar à sua rotina de trabalho a partir de segunda-feira.

Segundo ele, a principal recomendação é que Lula volte a praticar atividades físicas regularmente, como sempre fez, e reduza o consumo de sal. “Nessa maratona que ele veio, provavelmente ele não conseguiu fazer o exercício de caminhada que ele faz uma hora, uma hora e meia todo dia. Uma hora é suficiente, é bem recomendado”, disse Kalil em entrevista coletiva. Além dos exercícios e do controle da dieta, Kalil recomendou ao presidente descansar.

Os comentários estão encerrados.