Mais de 2 milhões de eleitores ainda precisam realizar o recadastramento biométrico na Bahia

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia | Data: 13 jul 2017

Tags:, ,

Da Redação


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou a informação de que 800 mil eleitores já realizaram o recadastramento biométrico em todo o estado. O número representa 27,5% do total de eleitores que precisam cadastrar a biometria. Conforme o TRE, até o fim do ano, a expectativa é que três milhões de pessoas atualizem os dados.

Dos 417 municípios baianos,43 já concluíram a biometria e 52 estão em revisão obrigatória. Apenas 32 cidades ainda não atendem com a nova tecnologia. A expectativa da Comissão da Biometria é a de que, até o fim do mês de agosto, 100% das zonas eleitorais do estado façam o atendimento com a coleta dos dados digitais.

Para aumentar o número de recadastramento, o TRE-BA firmou convênio com as prefeituras das cidades onde o procedimento é obrigatório, é o caso de Vitória da Conquista. Aqui, até o dia 31 de janeiro de 2018, aproximadamente 240 mil eleitores deverão realizar o cadastro da biometria.

Assim, além da Justiça Eleitoral e no SAC Conquista Sul, o atendimento para realizar o procedimento acontecerá no Centro Glauber Rocha. Lá, 20 terminais foram montados para atender a população.

Quem não realizar o cadastramento biométrico obrigatório dentro do prazo terá o seu título de eleitor cancelado. Além do direito de votar, o cidadão perde benefícios sociais, como o Bolsa Família; a não-obtenção de passaporte ou carteira de identidade; a impossibilidade de se inscrever para concursos públicos ou empossar cargo público; não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; proibição de receber empréstimos de instituições financeiras mantidas ou administradas pelo governo; dentre outras.

Os comentários estão encerrados.