Mais de 800 toneladas de lixo já foram recolhidas pela Operação Cata-Bagulho em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Meio Ambiente, Vit. da Conquista | Data: 07 ago 2019

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PEL-1.gif

Da Redação

Fonte:Secom/PMVC

Implementado desde o ano de 2017, pelo Governo Municipal, a Operação Cata-Bagulho já recolheu 817 toneladas de lixo na cidade. A ação está presente em todos os bairros da cidade e também na zona rural, coletando objetos volumosos e sem serventia que não são aceitos no sistema de coleta de lixo convencional, a exemplo de móveis, eletrodomésticos, pneus e estofados.

A ação tem se mostrado altamente eficiente na limpeza pública da cidade. Por meio dela, a Prefeitura tem realizado o descarte correto desses materiais, que antes eram comumente abandonados de forma irregular pela população, gerando uma série de transtornos. Agora, o material coletado é destinado, em sua maioria, ao Aterro Sanitário Municipal e às cooperativas de reciclagem da cidade.

Além de desempenhar ações educativas e de cuidado com o meio ambiente, a Operação Cata-Bagulho também presta um importante papel à saúde da população. Um exemplo é a sua contribuição no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para isso, Secretaria de Serviços Públicos elabora seu cronograma em consonância com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (Lira), aferido pela Secretaria de Saúde. Somando-se com os outros esforços na área, os resultados são evidentes: no primeiro trimestre deste ano, foi apontada umareduçãosuperior a 60% no número de casos das doenças ligadas ao mosquito, se comparado ao mesmo período no ano passado.

Os comentários estão encerrados.