Marinha do Brasil lança concurso público para construção da estação brasileira na Antártica

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 23 jan 2013

Tags:, , ,

Da Redação

A base foi parcialmente destruída por um incêndio ocorrido em fevereiro de 2011. Na ocasião dois militares morreram, um deles era de Vitória da Conquista.

Base incendiadaFoi lançado nesta terça-feira (22) um concurso público que vai selecionar o melhor projeto de arquitetura para a construção das novas instalações da base militar e científica brasileira na Antártica. A iniciativa é uma parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Estão aptos a participar arquitetos brasileiros e estrangeiros associados a escritórios nacionais. A previsão é que o edital seja publicado na próxima segunda-feira (28). Os interessado devem ficar atentos através do site www.concursoestacaoantartica.iab.org.br, já que os projetos devem ser apresentados até o dia 14 de março.

Atualmente, os pesquisadores brasileiros na Antártica estão trabalhando em navios da Marinha e em um espaço cedido pela esquadra argentina. A previsão é que as obras para a nova base militar iniciem em janeiro de 2014. A inauguração deve ocorrer em fevereiro de 2015. O projeto está orçado em cerca de R$ 100 milhões. 

Sobre o incêndio:

Dois militares morreram no incêndio, entre eles o suboficial da cidade de Vitória da Conquista, Carlos Alberto Vieira Figueiredo. O fogo destruiu cerca de 70% da base brasileira na Antártida. O prejuízo estimado é de quase R$ 25 milhões.

Os comentários estão encerrados.