MEC publica edital com as novas regras do Enem 2016

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação | Data: 15 abr 2016

Tags:, , ,

Da Redação

ENEM-2016Nesta sexta-feira (15), o Ministério da Educação divulgou o edital com as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As inscrições do exame começam às 10 horas de 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. Já as provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro, como foi anunciado nessa quinta (14).

Neste ano, a taxa de inscrição será um pouco mais cara do que a do ano passado – a taxa subiu de R$ 65 para R$ 68. Quem se inscrever poderá efetuar o pagamento até às 21h59 do dia 25 de maio com uma guia de recolhimento da União (GRU). Agora, o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Será isento da taxa o estudante que concluir o ensino médio no ano de 2016 e estiver matriculado em escola pública, ou o estudante que se declarar carente.

No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12 horas e se fecham às 13 horas. O início das provas é às 13h30, de acordo com o horário de Brasília. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

Uma das novidades deste ano se refere à estratégia de segurança. Além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o Inep coletará dados biométricos (impressão digital) em algum momento do exame, ainda não determinado.

O MEC também criou um aplicativo “Enem 2016” para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos feitos pelo ministério. O app é gratuito e estará disponível para iOS, Android. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda. No entanto, o Ministério ainda não informou a data em que o aplicativo será lançado.

Os comentários estão encerrados.