Meningite faz primeira vítima de 2010 na BA; Estado inicia vacinação dia 30

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 16 jan 2010

Uol

Um menino de 12 anos é a primeira vítima da meningite na Bahia este ano. A Secretaria Estadual da Saúde confirmou neste sábado (16) que o garoto, cujo nome não foi revelado, contraiu a forma mais grave da doença, a meningocócica tipo C, e morreu na noite da última quinta-feira (14), meia hora após dar entrada no hospital Couto Maia, em Salvador. No ano passado, a meningite provocou 49 mortes no Estado – 26 somente na capital.

Segundo Ana Verônica Mascarenhas, diretora médica do hospital, o menino chegou em coma. “Foi tudo muito rápido. Durante a tarde a criança sentiu os primeiros sintomas e morreu à noite”, afirmou. Somente nas duas primeiras semanas deste mês, dez pessoas foram atendidas no hospital com os sintomas da meningite.

Esta semana, o governo confirmou que no próximo dia 30 começa a vacinar gratuitamente crianças de até cinco anos que moram em Salvador e Camaçari (região metropolitana da capital) contra a doença. No final do ano passado, com o agravamento da situação, o Estado comprou 1,5 milhão de vacinas – o primeiro lote conta com 200 mil doses. As vacinas deveriam chegar nesta sexta-feira (15) a Salvador, mas serão enviadas somente no próximo dia 28. Mesmo com o atraso, o governo garante que a campanha será iniciada no dia programado.

Salvador e Camaçari foram escolhidas como as primeiras cidades para a campanha de imunização. Na capital foram 107 casos e 26 mortes pela doença, e em Camaçari aconteceram duas mortes. Na primeira quinzena de fevereiro, as crianças que moram em Porto Seguro, Nazaré e Iguaí, além dos municípios da região destas três cidades, também serão vacinadas (300 mil doses serão aplicadas). O governo deve fazer uma campanha de alerta para evitar mais contaminações durante o Carnaval.

Apenas os postos de saúde que têm locais especiais para armazenamento vão aplicar as vacinas. Pelos cálculos da Secretaria da Saúde, 90% das crianças de até cinco anos serão imunizadas na Bahia até o final do ano.

Dados oficiais revelam que, no ano passado, 187 casos da meningite meningocócica tipo C foram confirmados, com 49 mortes. Em 2008 foram 32 – um crescimento de 53%. O alto índice de mortes levou milhares aos hospitais do Estado. As clínicas particulares registraram um aumento de até 800% na procura pelas doses. Em média, a vacina custa R$ 100.

Escreva um Comentário

Faça o login para publicar um comentário.